Notícias
1/1/2015 - 2015, ano de rearticulação para a REMAP
REARTICULAÇÃO

Após um período de maiores dificuldades e de redução no ritmo de suas atividades, a REMAP busca agora a rearticulação de seus membros e renovação de sua coordenação.

O objetivo é retomar as discussões em nível nacional, aumentando o intercâmbio das experiências, dos avanços e estratégias de superação dos desafios, definindo uma pauta de reivindicações comuns, buscando o fortalecimento dos Mosaicos, a consolidação do seu marco regulatório, e de seu maior reconhecimento junto aos órgãos governamentais competentes e instituições parceiras.

GRUPOS DE TRABALHO

O grupo de coordenação à frente da REMAP é constituído por :

• Breno Herrera – ICMBio
• Caroline Delelis – França
• Heloísa Dias - RBMA,
• Ivana Lamas – Conservação Internacional
• Marcos Pinheiro – PIN Assessoria
• Thiago Mota - Wayuri Assessoria Socioambiental

A REMAP traz hoje a proposta de duas linhas estratégicas para a rearticulação da rede.

• A primeira linha de trabalho seria focada na mobilização de membros e parceiros e na organização e realização de encontros preparatórios regionais (virtuais e presenciais) e; um encontro presencial, nacional e latino americano, da REMAP, a ser realizado no VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social – SAPIS e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social – ELAPIS SAPIS, previstos para outubro de 2015 abordando como tema “Culturas e Biodiversidade. O Presente que Temos e o Futuro que Queremos”.
• A segunda linha de trabalho da REMAP em 2015 seria focada na sustentabilidade da rede por meio da captação de recursos para os mosaicos a exemplo da exitosa experiência das emendas parlamentares ocorridas no Rio de Janeiro, que se mostraram como novas oportunidades para auxiliar a gestão desses territórios.

A ideia é ampliar esta e outras possibilidades de sustentabilidade para a REMAP e secretarias executivas dos Mosaicos.

Para tanto, à partir da manifestação de interesse de diversos participantes do Seminário “Avanços na Gestão por Mosaicos: estratégia territorial de conservação” promovido pelo Ibase/ Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente – SEAM/SEA-RJ, nos dias 21 e 22 de agosto no Rio de Janeiro, foi definido junto a Coordenação da REMAP um grupo de trabalho que ajudará na mobilização e rearticulação de todos, constituído pelos seguintes colaboradores :

• Carol Marques – INEA-RJ
• Carol Muller – Mater Natura 
• Manuela Muzzi de Abreu – Eicos / Gapis-URFRJ
• Milene Maia – Gamba/RMA
• Nilson Máximo – YVY Ambiental Assessoria e Consultoria
• Regina Midori Fukashiro – Fundação Fórmula Cultural
• Simone Ximenes - PPGPDS/UFRRJ

NOVA COORDENAÇÃO PARA 2015

Uma nova eleição de coordenação da REMAP deverá ser realizada em 2015, no mais tardar durante o encontro nacional no SAPIS. Para tanto estamos atualizando o cadastro dos membros da REMAP, e dos novos atores e instituições governamentais e de sociedade civil envolvidos com a temática dos Mosaicos visando sua participação efetiva em todo este processo de rearticulação da Rede. Aqueles que tiverem interesse podem desde já enviar seus dados para contato@redemosaicos.com.br juntamente com a ficha de identificação abaixo disponível no canal Adesão.

Na oportunidade agradecemos a colaboração de todos os membros e instituições parceiras que permitiram o funcionamento da REMAP em 2014, e desejamos a todos boas festas e um ótimo 2015, cheio de avanços e realizações !!

Login Fórum:
Senha:
Fórum
Biblioteca
Editais
Licença Creative Commons
A obra Rede Mosaicos de Áreas Protegidas de REMAP foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada .
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em www.redemosaicos.com.br