O Mosaico Bocaina foi instituído pela Portaria MMA nº 349, de 11 de dezembro de 2006. O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação, de âmbitos federal, estadual e municipal e suas respectivas zonas de amortecimento, localizadas no Vale do Paraíba do Sul, litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro
Composto porcomposto por 27 unidades de conservação da natureza e 2 Áreas Protegidas e abrange além da própria cidade do Rio de Janeiro, pequenas porções dos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu
Área com cerca de 233.710 hectares, 13 municípios e 22 Unidades de Conservação.
Conservação da biodiversidade da Mata Atlântica com ênfase na proteção do Mico-Leão-Dourado em seu habitat natural.
O Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, criado em 1995, é uma unidade permanente da Universidade de Brasília (UnB), sediada no Distrito Federal – Brasil. Ele se dedica ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Collectivité Territoriale de Corse
A missão da Conservação Internacional (CI) é promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global – amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo.
A FUNATURA tem por missão defender o meio ambiente no Brasil, com ênfase na manutenção da diversidade biológica e na melhoria da qualidade de vida de sua população, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais em todas as regiões do País, de modo geral, e nos biomas Cerrado e Pantanal, em particular.
Órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, tem por objetivo contribuir para a conservação, manejo e ampliação das florestas de proteção e produção do Estado de São Paulo
A Fundação tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, com ênfase nas águas brasileiras e ecossistemas associados, através de um diálogo permanente com os diversos setores da sociedade, da multiplicação de competência e da promoção do exercício da cidadania.
Criada em 1988, a FURPA vem desenvolvendo ações que contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente, com representatividade em diferentes conselhos em nível estadual e nacional, possuindo jurisdição nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins.
Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) propõe e executa as políticas florestais, de pesca e de aqüicultura sustentável.
O IPÊ é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião.
Criado em novembro de 1992, tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade.
A maior parte da extensão territorial do município encontra-se na Mata Atlântica. Entretanto, em sua porção oeste, nas encostas da Serra do Espinhaço, apresenta vegetação típica do Cerrado, o que caracteriza esta faixa como uma zona de transição entre estes dois biomas.
A missão e as funções da RBMA, estão de acordo com as preconizadas pelo Programa MaB para as reservas da biosfera em geral que são a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento sustentável e o fomento à pesquisa, ao monitoramento e à educação ambiental. Contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.
A Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ciente do potencial de cooperação e sinergia dos governos subnacionais, criou, em 2003, sua Assessoria Internacional, a fim de apoiar, potencializar e dinamizar as iniciativas internacionais dos entes federados, em consonância com as políticas definidas pelo Ministério das Relações Exteriores e demais ministérios e órgãos federais.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas tem papel fundamental na implementação do Programa Zona Franca Verde, em articulação com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA é a entidade coordenadora do Sistema Estadual de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná e tem por finalidade formular e executar as políticas de meio ambiente, de recursos hídricos e atmosféricos, biodiversidade e florestas, cartográfica, agrária-fundiária, controle da erosão e de saneamento ambiental e gestão de resíduos sólidos.
Proporcionar o desenvolvimento do Estado do Amazonas, capacitando e formando quadros que possam atuar no sistema produtivo, na gestão da coisa pública, na produção de conhecimento, na geração de novas tecnologias e na valorização do patrimônio imemorial, tendo sempre como objetivo maior: a qualidade de vida, a cidadania e a integridade cultural e ambiental da Amazônia.
Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e o desenvolvimento da Amazônia.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora.
Associação civil sem fins lucrativos, criada em 2004 por pesquisadoras e técnicas da área ambiental, preocupadas em contribuir com a manutenção da impressionante riqueza da fauna, flora e paisagens naturais brasileiras.
GIZ – Cooperaçao alema
JICA – Japan International Cooperation Agency
Conseil Régional Nord-Pas de Calais
Conseil Régional PACA
Conseil Régional Rhône-ALpes
Embaixada da França no Brasil
Federation des Parcs Naturels Régionaux de France